terça-feira, 25 de maio de 2010

Diga não ao Tabagismo


O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo estimativas, um terço da população mundial adulta é fumante. Aproximadamente 4,9 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo, por dia são 10mil mortes. O número de mulheres fumantes vem crescendo a cada ano. O hábito de fumar está associado a diversas doenças crônicas, entre as mais graves, o câncer. Os tipos mais comuns são: pulmão e cabeça e pescoço. Cresce a necessidade de se criar ações para orientar a população a respeito dos malefícios do tabagismo e incentivar e apoiar as pessoas a deixarem esse vício.
Mais informações acesse o site do INCA

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Estimativa: diabetes em 2030


A prevalência de diabetes na população mundial em todas as faixas etárias passará de 2,8% em 2000 para 4,4% em 2030 segundo artigo publicado pela WHO. O número total de diabéticos passará de 170 milhões (2000) para 366 milhões (2030). A prevalência de diabetes é maior em homens do que nas mulheres, no entanto, há mais mulheres do que homens acometidos. A maior prevalência de diabéticos será acima dos 65 anos de idade. O Brasil passará do 8º lugar no ranking mundial com 4,6 milhões para o 6º lugar em 2030 com 11,3 milhões de diabéticos de acordo com a estimativa.
Artigo completo.
Confira a prevalência no mapa

terça-feira, 11 de maio de 2010

Atribuições e Parâmetros do Nutricionista na Saúde Pública


O Nutricionista no âmbito da Saúde Coletiva tem como responsabilidade executar atividades de alimentação e nutrição de acordo com as políticas e programas institucionais de atenção básica e de vigilância sanitária. A Atenção Básica em Saúde dá-se por meio de um conjunto de ações de caráter individual e coletivo dentro do nível primário de atenção à saúde, objetivando promoção da saúde, prevenção de agravos bem como a reabilitação/tratamento dos distúrbios nutricionais.
Confira o documento completo

terça-feira, 4 de maio de 2010

Avaliação de uma nova Multimistura


A multimistura tem sido utilizada no Brasil pela Pastoral da Criança com a finalidade de reduzir a desnutrição infantil. No entanto, a eficácia deste suplemento tem sido constestada devido a presença de fatores antinutricionais. O artigo em questão propõe uma multimistura elaborada com uma variedade específica de milho, farinha de aveia, soja e banana e açúcar mascavo. Foram avaliadas quantidade protéica, condição microbiológica e custo do suplemento tradicional, outras de composição variada e do suplemento proposto. A multimistura prosposta apresentou-se superior à tradicional tanto nutricinal quanto microbiologicamente e com baixa relação custo/benefício. Artigo na íntegra