quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Você sabe a diferença entre Kwashiorkor e Marasmo?


Constituem juntamente com a forma mista, classificações da Desnutrição.

KWASHIORKOR: deficiência predominantemente protéica. É mais comum em crianças abaixo de cinco anos e é caracterizado por edema, ascite, diarreia, descamação da pele, despigmentação do cabelo, apatia, tristeza, face de lua. Ocorre diminuição das proteínas plasmáticas, teciduais e viscerais, causando importantes alterações bioquímicas.

3 comentários:

  1. O marasmo é causado pela falta de ingestão de nutrientes necessarios. O marasmo acontece pela perda de gordura subcutânea, assim o doente apresenta um aspecto de magreza extrema.
    No Kwashiokor a caracteristica mais marcante é o figado inchado por causa do acumulo de gordura, e é causado pela deficiencia na produção de proteinas conjugadas.

    ResponderExcluir
  2. O marasmo é um desnutrição absoluta (calórica e proteica ), devido à dieta hipocalórica e a fome ! Enquanto o kwashiorkor é um desnutrição apenas proteína, devido a um quadro alimentar rico em carboidratos e pobre em proteínas.
    O marasmo acaba destruindo as células musculares, pois as proteínas musculares acabam passando pela gliconeogenese, já q há uma restrição calórica. Já o kwashiorkor causa, por exemplo, um desequilíbrio hídrico proveniente da baixa concentração de albumina no sangue, o que forma o famoso inchaço/edema abdominal.
    O marasmo é uma desnutrição seca e o kwashiorkor é uma desnutrição úmida.
    Ambos causam problemas no desenvolvimento e crescimento da criança. No entanto, enquanto no marasmo utiliza-se o uso de anabolizantes para fazer a manutenção das células musculares sobreviventes- através da hipertrofia-, no kwashiorkor faz-se o uso de proteínas integrais (contém todos os aminoácidos essenciais) na alimentação.
    Enquanto o paciente com marasmo ganha peso e massa durante o tratamento, o paciente com o kwashiorkor acaba reduzindo o peso, inicialmente, devido à redução do inchaço/ retenção abdominal 😊

    ResponderExcluir